Artigo

O poder do elevator pitch

O mundo anda lotado de informações. E de startups. A cada ano milhares de pessoas se aventuram na montanha russa do empreendedorismo. No meio desse mar de aspirantes, fica cada vez mais difícil ser notado.

Inventou-se então o conceito de elevator pitch, brasileiramente encurtado para simplesmente: pitch.

O pitch pode ser definido como “qualquer momento em que você fala com a intenção de persuadir”. Em tese serve para qualquer situação: entrevista de emprego, trabalho em grupo, flerte, política, vendas, etc.

Em nosso contexto, serve para convencer alguém de que sua ideia é genial. Ou que ao menos vale a pena dar uma olhadinha mais de perto. Você pode usá-lo para captar investimentos, conseguir novos clientes ou mesmo atrair talentos.

A ideia central do elevator pitch é que você tem 30 segundos para convencer alguém. Às vezes você até consegue mais tempo. Mas só às vezes. Por isso o poder de síntese é essencial.

Aprender a convencer alguém em 30 segundos dá bastante trabalho. Você precisa pensar, rabiscar, ensaiar, testar, obter feedback e estar preparado para voltar à estaca zero. O processo de fazer um bom pitch é desafiante, complexo e frustrante.

O pitch serve essencialmente para transmitir uma proposição de valor. Aquilo que você propõe (produto) para resolver o problema de alguém (cliente).

Aliás, ele tem que parecer – e ser – natural. Ninguém gosta de vendedores com discursos artificiais ou obviamente ensaiados. Não é preciso se preocupar com cada palavra e cada pausa para respirar. O melhor é se concentrar nos argumentos e na linha de raciocínio.

O bom elevator pitch convence. Obviamente, de nada adianta um bom pitch sem um bom negócio. Por outro lado, de nada adianta um bom negócio que ninguém entende.

Outro efeito de preparar um bom pitch é que você solidifica em sua mente os conceitos essenciais do negócio. Ao falar e obter feedback de seus interlocutores, seu discurso fica mais afinado, e sua visão sobre o que é importante fica cada vez mais clara.

Ao entender seu negócio de forma objetiva, você acaba tomando decisões mais rápidas e assertivas. Sua comunicação se torna mais fluida e você ganha mais confiança.

Saber desenvolver um bom elevator pitch é uma das ferramentas mais poderosas para qualquer empreendedor.

Faça o seu.

One thought on “O poder do elevator pitch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *