Artigo

Todo empreendedor precisa conhecer seus impostos

Na vida só há duas certezas: a morte e os impostos. Ainda assim, fico impressionado com a quantidade de empreendedores (e executivos) que desconhecem a carga tributária de seu próprio negócio.

Sem conhecer seus impostos é impossível saber como definir preços, calcular margens e montar um plano de negócios. Já vi casos onde o plano de negócios, se tivesse os impostos corretos, seria um absoluto fracasso.

Vale lembrar que a carga tributária no Brasil abocanha 35,9% de tudo que é produzido no país. E as empresas são as principais contribuintes desse bolo.

Os impostos no Brasil são tão complexos que às vezes há mais de um caminho ao longo da trajetória de sua empresa: Simples nacional, lucro presumido ou lucro real, regime cumulativo ou não cumulativo do PIS/COFINS, INSS sobre folha ou sobre faturamento, os inúmeros encargos sobre salários, encargos sobre pro-labore dos sócios, ISS para serviços prestados fora do município, ICMS então nem se fala.

O próprio Simples Nacional, criado para unificar uma série de tributos, requer um bom tempo de análise visto que a alíquota varia entre 4,5% e 22,45% dependendo do faturamento, tipo de produto/serviço e representatividade da folha salarial sobre o faturamento da empresa.

Entender de impostos para empreendedor não exige um diploma de ciências contábeis. Mas para realmente aprender sobre impostos, converse calmamente com um contador. Se quer aprender a otimizar seus impostos – dentro da lei obviamente – pode ser interessante conversar com um advogado tributarista. Às vezes vale a pena até mesmo ler a legislação que institui o tributo.

Ainda mais que, no Brasil, o governo ajusta os impostos de acordo com a temperatura da economia. Cria subsídios para estimular, e corta o subsídio quando a conta não fecha.

A cada ano somos presenteados com novas formas de financiar a máquina pública. Alguns não fazem nem sentido, como desonerações que aumentam o valor a ser recolhido. Outros incentivos são tão seletivos que até se desconfia. Os estados e municípios chegam inclusive a travar “guerras fiscais” para competir por novos empreendimentos.

Quem aprende sobre impostos torna seu negócio sustentável, sem precisar recorrer à sonegação. A formação de preços se torna mais precisa, e os planos ficam mais realistas e consistentes.

Depois de dominar os impostos, o próximo passo é dominar a morte… Bem, vamos ficar por enquanto só com os impostos mesmo.

One thought on “Todo empreendedor precisa conhecer seus impostos

  1. Olá, Cássio.

    Excelente dicas. De fato é essencial que todo empreendedor saiba sobre os impostos antes de qualquer coisa.

    Sucesso para seu blog!

    Abraço!

    João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *